Reuniões semanais

O estudo do Ramo Jatobá se realiza todas as terças-feiras das 20:15 às 21:30 em sua sede, localizada ao lado do Café Somé no Bairro Demétria em Botucatu/ SP.

Estudo ATUAL: continuamos estudando PEDRA FUNDAMENTAL - F. W. Zeylmans van Emmichoven


Editora: VeroVer - (Durante o Congresso de Natal de 1923-24, quando foi refundada a Sociedade Antroposófica, Rudolf Steiner apresentou pela primeira vez aos seus membros a meditação da Pedra Fundamental.)

Temos ainda alguns livros para quem desejar adquiri-los (R$ 12,50).


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Histórico do Ramo Jatobá


RAMO JATOBÁ DE BOTUCATU, SP

Michael Mösch
Publicado no Boletim da Sociedade Antroposófica no Brasil, Ano XVI, Nº 54, época de São João, 2009, p. 20

A partir de um grupo de trabalho e estudo de Antroposofia, foi fundado em maio de 1992, na Casa Somé, o Ramo Jatobá de Botucatu, com a presença da Dra. Virgínea Sease e do Sr. Manfred Schmidt Brabant, membros da diretoria da Sociedade Antroposófica Geral sediada em Dornach, Suíça, e da Sra. Ingrid Böhringer, Secretária Geral da Sociedade Antroposófica no Brasil.

O antigo grupo de estudos mantinha seus encontros semanais na casa de participantes e envolvidos nessa iniciativa de trabalho. Eram pessoas das mais variadas áreas profissionais, moradores e colaboradores da Estância Demétria. Os assuntos e conteúdos de estudo estavam vinculados às obras de Rudolf Steiner. Após a constituição do Ramo Jatobá, ainda nos anos 90, o casal Michaela e Reinhold Gabert, ex-professores da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo doou os recursos para a construção de um espaço próprio para os encontros e demais atividade do Ramo Jatobá, próximo à Casa Somé. Esse espaço possibilitou o início das atividades em Botucatu da 1ª Classe da Escola Superior Livre de Ciências Espirituais.

Hoje o Ramo Jatobá conta com aproximadamente 65 membros da Sociedade Antroposófica no Brasil, dentre eles 35 membros da 1ª Classe. Em 14 de Dezembro de 2004 o Ramo Jatobá foi constituído
oficialmente junto à Câmara de Comércio com próprio registro de pessoa jurídica, estatutos e com o nome de Sociedade Antroposófica – Ramo Jatobá.

Desde seu início os encontros semanais ocorrem às terças-feiras das 20h15 até as 21h30 horas. Iniciam-se com um poema vinculado ao ‘tema do ano’, ou um pensamento ou imagem relacionados aos conteúdos dos trabalhos em curso. Em seguida, o tema da noite é apresentado, em forma de introdução, por uma pessoa que tenha se preparado para tal, dando início à conversa e ao aprofundamento do tema. Atualmente está sendo trabalhada a obra de Rudolf Steiner Antroposofia, um resumo 21 anos depois, GA 234. Paralelamente, a primeira terça-feira do mês dedica-se ao tema dos ‘exercícios complementares’ de Rudolf Steiner com trocas de experiências individuais. Após essas trocas de experiências e comentários sobre um exercício, são colocadas possíveis perguntas e questionamentos, e um novo exercício é introduzido. No final de cada encontro, a reunião é aberta para contribuições sobre atualidades do bairro Demétria e do mundo em geral em consideração, na medida do possível. com a Antroposofia. O encerramento se dá com a leitura do poema de abertura do encontro. As festas cristãs são comemoradas com contribuições individuais e com o intuito de abarcar as tradições das diferentes culturas presentes no grupo.

A atividade da 1ª Classe, que além da leitura dos textos das 19 Aulas de Classe também abarca conversas e troca de experiências, se reflete, de tempos em tempos, nos encontros semanais do Ramo Jatobá.

O Ramo Jatobá tem como compromisso incentivar o encontro entre pessoas interessadas na Antroposofia e propiciar o despertar da autoconsciência no anímico-espiritual do próximo. Assim, buscamos fazer a Antroposofia viver nas relações humanas, por meio da visão e abordagem individuais expostas em contribuições nas conversas e debates do grupo presente.

Um comentário: